terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Proteção Solar Biológica

 PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS COM PROTEÇÃO BIOLÓGICA É A TENDÊNCIA MUNDIAL PARA PROTETORES SOLARES
Buona Vita Cosméticos avança mais uma vez e traz para o Brasil linha de Protetores Solares Multifuncional com Proteção Biológica, alta proteção UVA, FPS 30, resistente à água, sem perfume e livre de óleo mineral, proprilenoglico e  parabenos
A cada ano, as empresas buscam agregar novas tecnologias e propostas de acordo com as necessidades do mercado. Visto esta tendência mundial, a Buona Vita Cosméticos lança no mercado uma linha especial de Protetores Solares Multifuncional com Proteção Biológica.
Os filtros solares em específico já podem ser encontrados com ativos e antioxidantes que, além de protegerem contra os raios solares, também nutrem e fortalecem a pele. Os fotoprotetores que seguem essa tendência geralmente são filtros biológicos que refletem a radiação solar permitindo que os ativos penetrem melhor na epiderme sem reações alergênicas.
Segundo a Diretora de Desenvolvimento de Produtos, da Buona Vita Cosméticos, Isabel Luiza Piatti, a Proteção Biológica se dá por conta da adição de vitaminas que protegem a pele contra os radicais livres. “Esta proteção evita a formação de ERO (Espécie Radioativa de Oxigênio) e neutralizam os radicais livres”, explica Piatti.
O Protetor Biológico ajuda a prevenir o envelhecimento precoce pela presença do Beauplex, um composto vitamínico que contém as vitaminas E, B3, B5, B6, C, que, além de proteger, nutre, hidrata e fortalece a pele ao mesmo tempo que a energiza e ativa as células, oferecendo, também, a proteção contra os radicais livres.
Outro diferencial dos Protetores da Buona Vita Cosméticos é o ativo Lexfilm Sun que proporciona resistência do filtro solar à água e não deixa escorrer para os óleos, evitando, assim, a ardência.
Seguindo a tendência dos cosméticos ecologicamente corretos também já está sendo incorporado na formulação dos filtros solares ativos e manteigas naturais para tratar a pele. A Manteiga Exóticao Extrato de folhas de Olivae a Manteiga de Cupuaçusão alguns dos componentes já disponíveis no mercado de filtros solares.
Os filtros solares presentes em alguns fotoprotetores e a própria radiação solar já possuem potencial de irritabilidade à pele por causa dos seus componentes e pela própria agressão do sol. “É muito importante que fiquemos atentos às bases dos produtos e optar por aqueles livres de parabenos, parafina, propilenoglicol, conservantes liberadores de formol e óleos minerais, altamente alergênicos e irritantes à epiderme”, informa Piatti.
A escolha de produtos com bases óleos vegetais também possibilita que o produto tenha eficácia na hidratação da pele, e não apenas na umectação, como acontece com a maior parte dos cosméticos com óleos minerais. Além disso, os óleos vegetais possibilitam que os ativos presentes na composição sejam melhor absorvidos pela epiderme nutrindo e deixando textura aveludada e agradável.
Outra característica importante nos filtros que seguem a nova tendência de multifuncionalidade, é a opção de serem oil free e sem fragrância, que favorece o menor índice de irritabilidade além de permitirem que a pele se adapte ao produto sem risco de processos alergênicos.
A linha de protetores solares da Buona Vita Cosméticos é composta pelo Solar Hidra Active, Hidra Milk Sun e Hidra Sun Progress, todos eles com Fator de Proteção 30. Confira abaixo as características de cada produto:



- Solar Hidra Active FPS30: Protetor solar indicado para todos os tipos de pele inclusive sensíveis. Oferece alta proteção UVA (96,1%), além da UVB e IV.


- Hidra Milk Sun FPS30: Indicado para peles oleosas e sensíveis, oil free, O grande diferencial do Hidra Milk FPS 30 fica por conta do ativo Aquaporine-Active que aumenta a formação e estimula a atividade das Aquaporinas-3 presentes na pele humana, possibilitando o melhor transporte de água por meio das diferentes camadas (derme e epiderme), ocorrendo a hidratação da pele de dentro para fora. Para eliminar a oleosidade da pele, o Hydra Milk Sun FPS 30 possui o Dry-Flo Pure, que além de acabar com aquela aparência gordurosa, deixa a pele com sensação refrescante



.
- Hidra Sun Progress FPS30: Protetor solar tonalizante com a exclusiva tecnologia Smart Vector, um complexo vitamínico, de vitaminas C e E, microencapsuladas em moléculas de DNA marinho, que libera gradativamente os antioxidantes pelo estímulo dos raios solares. Além disso, o produto possui a tecnologia Adapt Color que se adapta a qualquer fototipo de pele.


Efeitos maléficos do sol
Mesmo com todos os benefícios é importante destacar o mal causado pela exposição excessiva à radiação solar. “A curto prazo a exposição prolongada, principalmente entre as 10h e as 16h, pode causar uma queimadura solar causando descamação da pele que tenta se adaptar para proteger-se contra eventuais exposições suplementares. Essa queimadura pode ter gravidade de primeiro até quarto”, explica Isabel Luiza Piatti.
Além das queimaduras, o excesso de sol também pode provocar a diminuição das defesas imunitárias causando, por exemplo, a ocorrência de herpes solares. A longo prazo, porém, essa diminuição da defesa do corpo favorece a proliferação de células anormais e também o desenvolvimento de câncer. Alergias e fotossensibilidades também são causadas pelo excesso de radiação solar assim como o agravamento de doenças já existentes, como o lúpus e o vitiligo. A insolação também é bastante comum no verão e se caracteriza por um superaquecimento mal controlado prejudicial ao sistema nervoso. Ocorre principalmente em idosos e crianças quando os mecanismos de resfriamento natural, como o suor, estão sobrecarregados e o corpo não se habituou à alteração brusca de temperatura.
Apesar disso, a principal preocupação dos médicos atualmente está nos efeitos causados a longo prazo pela radiação solar, pois, a exposição prolongada aos raios UVA e UVB pode provocar danos ao DNA das células do corpo humano. Essas alterações celulares causam erros na divisão celular aumentando o risco de cânceres, por isso, nosso corpo é programado para provocar a morte das células afetadas. Mesmo com a destruição das células anômalas, cerca de 65% dos cânceres de pele podem ser atribuídos aos raios UVB, que provocam lesões diretas no DNA. Além disso, cerca de 35% dos cânceres cutâneos podem ser atribuídos aos raios UVA, que são um fator de risco de melanoma.
Depois do câncer, um dos fenômenos mais freqüentes é o envelhecimento induzido causado diretamente pela ação dos raios UVA, que agravam processo de envelhecimento normal nas partes do corpo onde a pele foi exposta aos raios solares. Esteticamente essa alteração é a mais visível, pois atinge principalmente o rosto caracterizando-se por deixar a pele mais flácida e enrugada, mais densa e com coloração amarelada ou acinzentada e com os orifícios dos poros dilatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário